top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucas Bandeira

Muro de Arrimo: O que é e quais os pontos de atenção?


O muro de arrimo, também denominado como muro de contenção é uma estrutura de segurança que visa garantir a estabilidade de blocos maciços de terra evitando deslocamento de material e as tão temidas erosões. Na maioria das vezes o processo serve como solução para locais que apresentam terrenos irregulares que passarão por processo de nivelamento para a construção de edificações, estradas ou qualquer outro tipo de obra que faça com que o solo fique instável.


Figura 1 – Muro de arrimo de bloco preenchido com concreto

Fonte: Reprodução Google Images.


Com grande recorrência encontramos terrenos com desnível, sendo que quando é para a frente do lote, normalmente é necessário realizar a retirada de terra, enquanto quando o desnível é para o fundo ou para uma das laterais o processo se inverte, devendo ser adicionado material para chegar ao nível indicado pelo projeto. O muro de arrimo tem a responsabilidade de sustentar a pressão da terra adicionada ou sustentar a parte que perdeu a estabilidade devido a realização de um corte.


Diferentes tipos de fundações, materiais e dimensões são utilizados para executar a estrutura, a decisão ocorre a partir dos cálculos executado pelo engenheiro levando em consideração as características do solo e o orçamento disponível. O método mais encontrado nas construções residenciais que necessitam de contenção, são os blocos preenchidos de concreto, sua utilização se dá pela facilidade de se trabalhar, baixo custo quando comparado a outros métodos e grau satisfatório de segurança. Também são encontrados muros executados em concreto armado, solo-cimento, blocos específicos, pedras em caixas de arame galvanizado e até pneus.


Figura 2 – Muro de arrimo de pedras em caixas de arame galvanizado (gabião)

Fonte: Reprodução Google Images.


Para iniciar o processo de dimensionamento deve-se realizar a chamada sondagem SPT, que consiste no reconhecimento das camadas de solos presentes, nível de água e sua resistência. O resultado desse ensaio deve ser encaminhado para o engenheiro. Com base no levantamento do solo e no projeto arquitetônico o projetista vai determinar as dimensões do muro e de sua fundação, além de apresentar os materiais para a confecção. Se não bem dimensionada, a estrutura pode não suportar a carga de solo e entrar em colapso.


Figura 3 – Sondagem SPT

Fonte: Acervo próprio - Registro: Lucas Bandeira



Figura 4 – Projeto muro de arrimo

Fonte: Projetos acervo ALG


Para um comportamento satisfatório da estrutura, outro ponto que se deve ter bastante atenção é em relação ao sistema de drenagem do muro, ele deve garantir que a água não se acumule em nenhuma hipótese na tardoz (face de contato com o solo) do muro. Caso não seja realizada de forma adequada ocorrerá uma sobrecarga devido a saturação do solo não prevista em projeto, podendo levar a estrutura a colapso por diversos mecanismos de falha. Geralmente os sistemas são executados em tubos de PVC furados cercado de materiais drenantes que direcionam a água para os tubos e não permitem a passagem resquícios de material do solo que poderiam ocasionar a colmatação (entupimento/congestionamento) dos drenos.


Figura 5 – Sistema de drenagem em muro de arrimo

Fonte: Reprodução Google Images.


São inúmeros os cuidados na construção de estruturas de contenção. Grande parte dos deslizamentos com vítimas fatais que vemos nos jornais, são provenientes de muros de arrimo com falhas no projeto ou na hora da execução, por isso é de extrema importância que todo o processo tenha acompanhamento técnico e mão de obra qualificada.


A equipe da ALG trabalha de forma consistente para gerar valor agregado as suas operações e está em constante desenvolvimento para atender todas as suas demandas na área de soluções em estabilização de taludes e encostas. Nossa equipe de execução é treinada diariamente e apta a realizar a implementação dos sistemas com qualidade e eficiência.


Lucas Bandeira cuida da gestão de nossas obras, verificando aspectos técnicos e financeiros, além da realização de gestão de pessoas, controle de recursos e de qualidade em nossos canteiros de obra. Nesse momento está a frente de um robusto projeto de contenções e entendeu oportuno dar conhecimento do tema a todos vocês de forma abrangente.

 

DEIXE A ALG SURPREENDER VOCÊ!

 







2.355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page