Buscar
  • Vinícius Simões

A importância da compatibilização de projetos de Arquitetura e Engenharia

A compatibilização de projetos tem tudo a ver com essa afirmação: compatibilizar projetos é organizar e sincronizar todas as fases envolvidas em uma edificação, é evitar desde o primeiro planejamento, com os profissionais envolvidos, o mínimo de problemas em uma obra, sejam problemas financeiros, na administração e uso de ferramentas.


Evitar conflitos é fundamental para alcançar um projeto bem-sucedido, nada melhor do que contar com profissionais que mantenham o equilíbrio e alinhamento em cada projeto em todas as etapas até o objetivo final. Para tanto, é necessário que haja uma comunicação expedita e eficiente entre todas as partes interessadas. Estudos apontam que uma obra que possui seus projetos compatibilizados, geram uma economia de 5% a 20%.


O projeto criado pelo arquiteto deve ser analisado e pontuado junto aos projetos de engenharia (estrutural, hidrossanitário, elétrico, SPDA, SPCI, etc.), a fim de evitar que não haja elementos estruturais em locais que possam interferir, por exemplo, no dimensionamento de esquadrias, tubulações de água e esgoto, instalações elétricas e outros.


Imagem ilustrativa. Disponível em @Google 2020



O ideal é que a compatibilização seja realizada antes do início da execução das obras, durante a fase de desenvolvimento dos projetos complementares, esse processo evita correções feitas a partir de adaptações em uma estrutura já existente ou em construção, aumentando de forma consistente a economia de prazo e recursos financeiros.

Acervo pessoal de ALG – Arquitetura e Engenharia.


Sobre a compatibilização, o autor Callegari (2007) afirma que:

A compatibilização compõe-se em uma atividade de gerenciar e integrar projetos afins, visando o perfeito ajuste entre eles, conduzindo para a obtenção dos padrões de controle de qualidade de determinada obra. Tem como objetivo minimizar os conflitos entre os projetos inerentes a determinada obra, simplificando a execução, otimização e utilização de materiais, tempo e mão de obra, bem como as posteriores manutenções. (CALLEGARI, 2007, p. 34).

O projeto deve seguir as diretrizes e necessidades do cliente, mas atentar-se as leis vigentes e normativas cabíveis ao desenvolvimento. É importante que seja feita a contratação de uma equipe qualificada e focada ao objetivo final, trazer não só a integração entre as partes tangíveis de um projeto, mas seguir com a ética e compromisso necessário para o êxito final.

Vinícius Simões é da equipe de Arquitetura da Família ALG, completa um ano de trajetória conosco hoje e busca melhoria contínua nos processos de desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de interiores. É notória a importância da compatibilização de projetos para se alcançar um bom custo benefício final, além disso, Vinícius destacou a relevância de atender as legislações pertinentes em todas as etapas de um projeto.


Toda a ALG PARABENIZA o Vinícius por essa valiosa marca de 365 dias conosco, tão expressiva para nós, que gostaríamos de renovar nossos votos de felicidades e conquistas! Lhe desejamos sucesso e muito mais histórias junto dessa família que não para de crescer!

DEIXE A ALG SURPREENDER VOCÊ!



26 visualizações