top of page
Buscar
  • Foto do escritorBuno Rodrigues

Diferenças entre fissuras, trincas e rachaduras

Atualizado: 23 de fev. de 2021

No nosso dia a dia é muito comum nos depararmos com riscos nas paredes ou no teto das edificações, normalmente a primeira conclusão tirada é que pode ser uma trinca, e consequentemente surgem vários questionamentos sobre a periculosidade e causas dessas manifestações.


Mas afinal, o que são esses riscos? Trincas, fissuras ou rachaduras?


Fissuras, trincas e rachaduras são manifestações patológicas, e é de suma importância saber diferenciá-las para o devido diagnóstico, para tal, se faz necessário contratar um profissional legalmente habilitado (engenheiro), para desenvolver laudos e relatórios técnicos com um detalhamento bem preciso das causas e origem das manifestações patológicas e consequentemente encontrar soluções para o tratamento dessas anomalias.


Segundo a NBR 15575 são considerados fissuras aberturas inferiores a 0,6mm no elemento estrutural e considerado trincas aberturas superiores a 0,6mm, as rachaduras são trincas com aberturas maiores onde fica bem nítida a ruptura dos elementos.


Imagem 1 - Fissurômetro Bidirecional aplicado em monitoramento



As fissuras indicam que algumas anormalidades estão acontecendo com o elemento estrutural ou de vedação e podem se manifestar desde a concretagem até anos após a sua execução, são os primeiros sintomas a aparecerem em uma estrutura de concreto, alvenarias e/ou revestimentos. Dependendo da origem e intensidade, podem significar algo simples, apenas um problema estético, ou indicar que algo grave poderá ocorrer se não forem tomadas as medidas necessárias para o tratamento. Por isso, é extremamente importante a contratação de profissionais habilitados para fazer o processo de recuperação e reforço dos elementos de forma adequada, deve-se elaborar um laudo técnico de acordo com os dados coletados após as vistorias e testes feitos.


O laudo é emitido após a análise criteriosa de um conjunto de ações para o devido diagnóstico da origem e das causas. Particularidades que devem ser consideradas: configuração, sua abertura, posição, espaçamento, trajetória, etc.


Imagem 2 - Manifestação patológica


A ALG recorre a uma metodologia investigativa galgada nas seguintes etapas quando se trata de patologias nas construções:


- Visita ao local das anomalias por parte da equipe da ALG, ainda em fase investigativa;

- Relatório inicial para contextualização e tratamento das manifestações patológicas passíveis de se resolver a curto prazo;

- Estudo detalhado e análises de engenharia para entendimento completo dos mecanismos de ocorrência, avanço e condição de todas as manifestações patológicas;

- Emissão do relatório final com todo o contexto das manifestações patológicas, indicando causas, efeitos, tratamento e profilaxia;

- Realização de visitas/execução das obras de tratamento;

- Visita ao término dos serviços e monitoramento estabelecido pelo laudo para validação da eficácia e acompanhamento técnico.


Durante a fase investigativa são utilizadas ferramentas específicas para auxílio na medição de fissuras, trincas e/ou rachaduras, como paquímetros, ferramentas laser e fissurômetros, desse modo é possível monitorar o avanço das fissuras e trincas presentes na estrutura.


Ressaltamos nesse aspecto, que recentemente a ALG começou a utilizar um Fissurômetro Bidirecional que auxilia nas vistorias e na elaboração de laudos e relatórios técnicos, este fissurômetro está disponível para venda a profissionais da área, onde o comprador pode personalizá-lo com a logomarca de sua empresa.



Imagem 3 - Fissurômetro Bidirecional, disponível para venda.

Você pode encontrar o fissurômetro bidirecional à venda no seguinte link:



Seguindo essas etapas e utilizando ferramentas modernas, a ALG objetiva entregar um serviço de qualidade, suprindo as necessidades dos clientes e levando mais segurança e conforto a partir de um prognóstico de qualidade.


Bruno Rodrigues é o novo integrante da equipe da ALG e estará a frente desse blog e de diversos processos de engenharia da empresa.

 

DEIXE A ALG SURPREENDER VOCÊ!

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page